Pesquisar este blog

Malha ITR: Apresentação de documentos via processo digital

  Se recebeu uma intimação da Receita Federal para prestar esclarecimentos sobre a Declaração do Imposto Territorial Rural, a resposta já pode ser enviada via processo digital, no e-CAC. A Receita Federal implantou o serviço Entregar Documentos de Malha ITR no e-CAC. O serviço permite a apresentação de documentos por meio de processo digital pelas pessoas que tenham recebido uma intimação para prestar esclarecimentos sobre a Declaração de Imposto Territorial Rural (ITR). O serviço está disponível no e-CAC e, para acessá-lo, é necessário possuir uma conta gov.br ou um código de acesso específico do e-CAC. Somente cidadãos intimados pela Receita Federal podem utilizar esse serviço de entrega virtual de documentos para responder a intimação. As pessoas intimadas pelos municípios devem apresentar os documentos para os municípios. No e-CAC, o contribuinte deve acessar o sistema de Processos Digitais (e-Processo) e clicar em Solicitar serviço via Processo Digital’. Em seguida, selecionar no

DEFIS 2023: Como Enviar Esta Declaração?

  Março é o último mês para envio da DEFIS do ano de 2023, saiba mais sobre esta obrigação e aprenda como enviar. A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) é uma obrigação acessória anual que deve ser transmitida obrigatoriamente pelas empresas do Simples Nacional até o dia 31 de março de 2023. Portanto, as Micro e pequenas empresas do Simples têm até o final do mês de maio para transmitir esta obrigação acessória, quem enviar com atraso receberá penalidades, por este motivo, seja pontual. Veja abaixo como realizar o envio da DEFIS em 2023 e como essa declaração funciona. O que é esta declaração? O objetivo da DEFIS é informar à Receita Federal sobre a situação socioeconômica e fiscal das empresas inscritas no Simples, além de identificar possíveis irregularidades e fiscalizar o cumprimento das obrigações tributárias dessas empresas. Esta obrigação acessória também serve como base para a elaboração de estudos e pesquisas sobre as atividades dessas empresas. Esta dec

Multas por atraso na entrega da GFIP serão anuladas? Entenda

A cobrança de multas retroativas por atraso na entrega da GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social), têm preocupado muitos gestores.   Contadores   afirmam que contraíram dívidas porque não há condições de pagar os valores, que na maioria dos casos são tão altos que ultrapassam o valor da obrigação principal.  Essa situação é considerada injusta pelos profissionais  contábeis , que afirmam que as penalidades não foram ocasionadas pelas empresas ou  contadores , mas sim por problemas nos sistemas utilizados pela Caixa Econômica Federal (CEF), existentes na época. Por isso, os contadores aguardam ansiosos pelo desfecho do Projeto de Lei 4157/2019, que está tramitando na Câmara dos Deputados.  A matéria pretende anular os débitos tributários pelo descumprimento da entrega da guia, assim como as respectivas inscrições das empresas em dívida ativa da União. Continue conosco e entenda mais sobre o projeto de lei que pode entrar na pauta de votação nas próximas

Marcadores

Saiba se poderá receber as novas parcelas do auxílio emergencial!

O auxílio emergencial será pago a partir da primeira semana de abril, confirmou o presidente Jair Bolsonaro na sua famosa live das quintas-feiras. Ele também disse que os valores serão de R$ 150, R$ 250, e R$ 375, levando em conta a composição famliar do beneficiário.


A Dataprev vai permitir que a partir de 1° de abril, você possa consultar se foi contemplado com a nova rodada de pagamento.

A Dataprev é a empresa responsável por analisar os perfis dos beneficiados no ano passado e selecionar os novos contemplados. Agora, a Empresa de Tecnologia da Previdência Social informa que o trabalhador poderá saber sua situação para receber o auxílio, realizando uma consulta.

Para saber, basta você acessar a plataforma e informar o nome completo, número do seu CPF, o nome da sua mãe e a data de nascimento. Com esses dados você pode verificar se receberá as novas parcelas do auxílio emergencial 2021.

O governo avisa que não será possivel fazer um novo cadastro para receber o auxílio emergencial, isso porque, somente quem recebeu o auxílio ano passado, terá direito as novas parcelas.

Os inscritos no Bolsa Família receberão o auxílio emergencial 2021, lembrando que será considerado o valor mais vantajoso para este grupo.

Segundo o Ministério da Cidadania, serão pagas quatro parcelas do novo auxílio, da seguinte forma: famílias contempladas irão variar de R$ 150 a R$ 375, conforme a composição familiar. Serão 45,6 bilhões de famílias beneficiadas.

Mudanças para o auxílio emergencial 2021

Em 2020, o governo beneficiou 68,2 bilhões de brasileiros com o auxílio emergencial de R$ 600. Para este ano, o número de pessoas contempladas caiu para 45,6 bilhões, incluindo o Bolsa Família.

Segundo a Medida Provisória 1039/21, o valor médio recebido será de R$ 250. Porém, esse valor só será pago as famílias compostas por mais de uma pessoa.

Será pago da seguinte forma: Para quem mora sozinho, R$ 150, para a família que em sua composição duas ou mais pessoas, R$ 250 e as mulheres que são chefes de família, com filhos pequenos, receberão R$ 375.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Contatos


Endereço Matriz SÃO PAULO

RGW Contabilidade e Administração de Negócios
Estr. Ribeirão da Lajes, 301 - Tijuco Preto
Vargem Grande Paulista - SP - Brasil - CEP 06730-000

Endereço Filial ESPÍRITO SANTO

RGW Contabilidade e Administração de Negócios
Ed. Azurre Office Tower
R. João Pessoa de Matos, 505, Sl. 601
Praia da Costa - Vila Velha - ES, CEP 29101-115

E-mail: contato@rgwcontabilidade.com.br

Escritório ES: +55 27 99887-2512 Comercial: +55 11 97671-4414 Baixe nosso Cartão Virtual: Clique Aqui
Nome:


E-mail: *


Sua mensagem: *