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Malha ITR: Apresentação de documentos via processo digital

  Se recebeu uma intimação da Receita Federal para prestar esclarecimentos sobre a Declaração do Imposto Territorial Rural, a resposta já pode ser enviada via processo digital, no e-CAC. A Receita Federal implantou o serviço Entregar Documentos de Malha ITR no e-CAC. O serviço permite a apresentação de documentos por meio de processo digital pelas pessoas que tenham recebido uma intimação para prestar esclarecimentos sobre a Declaração de Imposto Territorial Rural (ITR). O serviço está disponível no e-CAC e, para acessá-lo, é necessário possuir uma conta gov.br ou um código de acesso específico do e-CAC. Somente cidadãos intimados pela Receita Federal podem utilizar esse serviço de entrega virtual de documentos para responder a intimação. As pessoas intimadas pelos municípios devem apresentar os documentos para os municípios. No e-CAC, o contribuinte deve acessar o sistema de Processos Digitais (e-Processo) e clicar em Solicitar serviço via Processo Digital’. Em seguida, selecionar no

Mais de 23 mil empresas poderão ser consideradas inativas pela Jucerja.

Atenção, profissionais da contabilidade! Mais de 23 mil  empresas  poderão ser consideradas inativas pela Junta Comercial do Rio de Janeiro (Jucerja) caso não haja regularização até 31 de dezembro. Na prática, isso significa que o empresário perderá a exclusividade de uso de seu nome comercial. A inativação ocorre nos casos em que a empresa está há mais de dez anos sem comunicação ou registro de alteração cadastral na Jucerja. O artigo 60 da Lei 8.934/1994 (Lei de Registros Públicos de Empresas Mercantis e Atividades Afins) determina que a firma ou sociedade que não realizar qualquer arquivamento neste prazo deve comunicar à junta comercial que deseja manter-se em funcionamento. Os profissionais da contabilidade podem acessar o link  https://www.jucerja.rj.gov.br/Servicos/BuscaEmpresasArtigo60  e verificar se em sua carteira de clientes existem empresas que se enquadram na situação. Em caso positivo, deve-se registrar um documento de comunicação de funcionamento, que garante o registro

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DEFIS 2023: Como Enviar Esta Declaração?

 


Março é o último mês para envio da DEFIS do ano de 2023, saiba mais sobre esta obrigação e aprenda como enviar.



A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) é uma obrigação acessória anual que deve ser transmitida obrigatoriamente pelas empresas do Simples Nacional até o dia 31 de março de 2023.

Portanto, as Micro e pequenas empresas do Simples têm até o final do mês de maio para transmitir esta obrigação acessória, quem enviar com atraso receberá penalidades, por este motivo, seja pontual.

Veja abaixo como realizar o envio da DEFIS em 2023 e como essa declaração funciona.

O que é esta declaração?

O objetivo da DEFIS é informar à Receita Federal sobre a situação socioeconômica e fiscal das empresas inscritas no Simples, além de identificar possíveis irregularidades e fiscalizar o cumprimento das obrigações tributárias dessas empresas.

Esta obrigação acessória também serve como base para a elaboração de estudos e pesquisas sobre as atividades dessas empresas.

Esta declaração deve ser transmitida anualmente por microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) que estejam inscritas no Simples Nacional.

A DEFIS deve ser transmitida até o último dia de março de cada ano, a declaração deste ano deve ser enviada até 31 de março de 2023.

Qual a multa por atraso?

Como citamos o prazo para envio da DEFIS 2023 é até o dia 31 do mês de março, se uma empresa não enviar a declaração no prazo, ela sofrerá algumas penalidades.

Caso a DEFIS seja enviada fora do prazo estabelecido, não existe uma multa a ser aplicada.

Entretanto, só é possível gerar as apurações mensais dos períodos a partir de março de 2023 no sistema Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D) se a DEFIS 2023 for enviada.

Portanto, caso você não realize o envio da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais, a sua empresa ficará irregular e você acabará pagando multa por falta de cumprimento de outras obrigações.

Como transmitir a DEFIS em 2023?

Para enviar a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais de 2023, as microempresas e empresas de pequeno porte deverão seguir os seguintes passos:

  1. Acessar o Portal do Simples Nacional com certificado digital ou código de acesso;
  1. Clicar na opção “Serviços” e selecionar “DEFIS – Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais”;
  1. Preencher as informações solicitadas, como dados da empresa, informações sobre o faturamento bruto anual e dados dos sócios;
  1. Transmitir a declaração;
  1. Verificar se a DEFIS 2023 foi recebida e se existem pendências, se estiver tudo ok, a declaração será considerada entregue.
Dúvidas?
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Fonte: Jornal Contábil

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